Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de novembro de 2010


Trechos tirados do 1º pronunciamento de Dilma, onde enfatizo os compromissos. Muito do que disse tem tudo na constituição e não ela não fará mais que a obrigação como mandatária de um Estado democrático de direito.
Alguns outros trechos os deixei na íntegra (ipsis literis) porque vejo uma confissão do governo atual e dela no quão mal administrado foi este país, os PACs e o quanto existiu sim a quadrilha de sanguessugas que tanto negaram. Confissão formal e cabal!! Negrito os pontos mais importantes e lembro a todos: Dilma, estamos de olho!!!
-Honrar as mulheres brasileiras com igualdade de oportunidades; principio essencial da democracia.

-Valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais da alimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz social.
-Zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa;
-pela mais ampla liberdade religiosa e de culto;
-pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos;
-compromisso fundamental: a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras.
-superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida.
-qualificar o nosso desenvolvimento econômico; impulsionar nosso crescimento; nosso próprio mercado, nossa própria poupança e nossas próprias decisões econômicas.
-estabelecer regras mais claras e mais cuidadosas para a retomada dos mercados de financiamento, limitando a alavancagem e a especulação desmedida, que aumentam a volatilidade dos capitais e das moedas. Atuaremos firmemente nos fóruns internacionais com este objetivo.
-contenção da inflação;
-melhoria da qualidade do gasto público, pela simplificação e atenuação da tributação e pela qualificação dos serviços públicos. Mas recusamos as visões de ajustes que recaem sobre os programas sociais, os serviços essenciais à população e os necessários investimentos.
-buscaremos o desenvolvimento de longo prazo, a taxas elevadas, social e ambientalmente sustentáveis.
-zelaremos pela poupança pública.
-pela meritocracia no funcionalismo e pela excelência do serviço público.
-pelo aperfeiçoamento de todos os mecanismos que liberem a capacidade empreendedora de nosso empresariado e de nosso povo.
-Valorizarei o Micro Empreendedor Individual, para formalizar milhões de negócios individuais ou familiares;
-ampliarei os limites do Supersimples e construirei modernos mecanismos de aperfeiçoamento econômico,
-agências reguladoras terão todo respaldo para atuar com determinação e autonomia.
-Apresentaremos sempre com clareza nossos planos de ação governamental.
-Levaremos ao debate público as grandes questões nacionais.
-Trataremos sempre com transparência nossas metas, nossos resultados, nossas dificuldades.
-reafirmar nosso compromisso com a estabilidade da economia e das regras econômicas, dos contratos firmados e das conquistas estabelecidas.
-aprovação do Fundo Social do Pré-Sal. Por meio dele queremos realizar muitos de nossos objetivos sociais, mecanismo de poupança de longo prazo, para apoiar as atuais e futuras gerações. Ele é o mais importante fruto do novo modelo que propusemos para a exploração do pré-sal, que reserva à Nação e ao povo a parcela mais importante dessas riquezas.
-não alienaremos nossas riquezas para deixar ao povo só migalhas.
-qualificação da Educação e dos Serviços de Saúde.
-melhoria da segurança pública.
-combate às drogas que infelicitam nossas famílias.
-Nomearei ministros e equipes de primeira qualidade para realizar esses objetivos.
-registrar que todos os compromissos que assumi, perseguirei de forma dedicada e carinhosa. Disse na campanha que os mais necessitados, as crianças, os jovens, as pessoas com deficiência, o trabalhador desempregado, o idoso teriam toda minha atenção. Reafirmo aqui este compromisso.

Fui eleita com uma coligação de dez partidos e com apoio de lideranças de vários outros partidos. Vou com eles construir um governo onde a capacidade profissional, a liderança e a disposição de servir ao país será o critério fundamental.

Vou valorizar os quadros profissionais da administração pública, independente de filiação partidária.

Dirijo-me também aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nesta caminhada. Estendo minha mão a eles. De minha parte não haverá discriminação, privilégios ou compadrio.

A partir de minha posse serei presidenta de todos os brasileiros e brasileiras, respeitando as diferenças de opinião, de crença e de orientação política.

Nosso país precisa ainda melhorar a conduta e a qualidade da política. Quero empenhar-me, junto com todos os partidos, numa reforma política que eleve os valores republicanos, avançando em nossa jovem democracia.

Ao mesmo tempo, afirmo com clareza que valorizarei a transparência na administração pública. Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. Serei rígida na defesa do interesse público em todos os níveis de meu governo. Os órgãos de controle e de fiscalização trabalharão com meu respaldo, sem jamais perseguir adversários ou proteger amigos.

Disse e repito que prefiro o barulho da imprensa livre ao silencio das ditaduras. As criticas do jornalismo livre ajudam ao pais e são essenciais aos governos democráticos, apontando erros e trazendo o necessário contraditório.

Aprendi com ele que quando se governa pensando no interesse público e nos mais necessitados uma imensa força brota do nosso povo. Uma força que leva o país para frente e ajuda a vencer os maiores desafios.

Passada a eleição agora é hora de trabalho. Passado o debate de projetos agora é hora de união. União pela educação, união pelo desenvolvimento, união pelo país. Junto comigo foram eleitos novos governadores, deputados, senadores. Ao parabenizá-los, convido a todos, independente de cor partidária, para uma ação determinada pelo futuro de nosso país.

Sempre com a convicção de que a Nação Brasileira será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ela.

Um abraço a cada um meus amigos e minhas amigas!!

Muito obrigada.

OBS: SORTE DILMA!!!! SORTE POVO BRASILEIRO!!! VAMOS TRABALHAR, PRODUZIR e PARA DE VIVER ÀS CUSTAS DO GOVERNO FEDERAL!!!